MURAL DE FOTOS

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

o Maior nome da Luta Livre do Amazonas


Falabella
Quem não conhece um dos pioneiro na luta livre do Amazonas, José Falabella, sua história confundi-se com o surgimento da luta livre em Manaus, nas décadasde 80 e 90 quando haviam a maior rivalidade entre jiu jitsu e luta livre ele encabeçava a equipe da Bruno cilla Manaus localizada na rua Paraiba, composta por nomes como Wellington, Capitão, Serginho entre outros grandes nomes da luta naquela época e hoje tivemos o prazer de um bate papo com este icone das lutas em Manaus.
K.A.: Como você ver a luta hoje em Manaus , tendo em vista que você já foi o técnico da selção Amazonense de luta olimpica?
Falabella.: Não estou feliz com o nosso esporte, peguei muito não pela cara e muito chã de cadeira, hoje temos tapetes olimpícos, tatames e técnicos especializados , mais nunca tivemos apoio de ninguem, estamos tentando manter a seleção juvenil na Vila Olimpica mais não sei até quando vamos conseguir manter lá. 
K.A.: Qual foi a equipe que você treinou que poderia dizer hoje estes são nota 10?
Falabella.: Foi a minha equipe de 2006, ficamos em segundo lugar no brasileiro, compostas por Helton Henrique Waldeci, Edinei, Alan Ferreira, André Leocadio (Batata), Jessica,  tinha o Roseli na 96 kg essa equipe ganhou tudo.

K.A.: Na sua época tivesse a quantidade de MMA que tem hoje, será que você estaria no UFC?
Falabella.: Não sei, tentei lutar por varias vezes fui convidado pelo Carlson, Marcos Ruas e pelo Leitão, mais na época não dava para transferir minha faculdade, e o pessoal só queriam lutar comigo no periodo de prova ai ficava complicado,Eu treino luta aparitr dos meus 12 anos! Fiz Jiu-Jitsu uns 8 anos, depois me apaixonei pela luta livre, olímpica e boxe! O Wallid foi meu contemporâneo no RJ! Eu na época treinava no Oswaldo Alves, por afinidade com meu professor o Luiz Facanha! Treinávamos todos juntos( Humberto, Nonato Machado, Henrique Machado, Irmãos monteiros e vários)! no UFC não sei se iria mais o Pride era mais facil pois o meu parceiro Hugo Duarte  chegou a lutar lá.
K.A. Quem seria o grande nome na luta livre para o MMA?
Falabella.: Sinceramente não sei! Não tenho tido tempo para ir nós eventos! Posso fazer um comentário ineficaz, dos meus alunos tenho 3 nomes o Alan Ferreira,Helton e o Waldeci!,  os dois se formaram em Ed.Fisica e o Alan Ferreira agora esta treinando como a equipe da  Nova União, esta em casa, gosto muito do KIKI, MArcio, e do Sr. Cosmo.O Estevão, na minha opinião seria o nome do MMA no Brasil, mas ficou muito forte, muito pesado, ele com uns 85 a 90 Kg seria imbatível , Totonho foi um bom treinador para ele, infelizmente a vida não nós deixa errar.